top of page



AGIR apresenta o Polo de Bioeconomia do Médio Piracicaba em São Domingos do Prata
Encontro reuniu lideranças das associações comerciais e empresariais do território para debater a transição econômica regional e reforçar a mobilização pela aprovação do projeto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. São Domingos do Prata (MG), 8 de junho de 2026 — A AGIR – Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional Sustentável do Território Médio Piracicaba realizou a sua Quinta Reunião de 2026, ocasião em que apresentou os avanços do Plano Regional de Desenvolviment
eugenio239
9 de jun.2 min de leitura


AGIR marca presença na Feira Multissetorial do Médio Piracicaba e reforça articulação regional
A Agência de Inovação e Desenvolvimento do Médio Piracicaba (AGIR) participou da Feira Multissetorial do Médio Piracicaba, realizada entre os dias 21 e 23 de maio de 2026, em Santa Bárbara (MG). O evento reuniu empresas, empreendedores, instituições e representantes do poder público em torno de um objetivo comum: dar visibilidade aos negócios e projetos locais e fortalecer a economia regional. Articulação com as associações comerciais em destaque No stand da AGIR, o foco este
eugenio239
28 de mai.2 min de leitura


AGIR, AMEPI e ACIMON realizam I Seminário de Compras Públicas em João Monlevade
Evento integrante do Pacto Desenvolve Médio Piracicaba reuniu poder público, entidades empresariais e empreendedores para discutir as compras públicas como instrumento de desenvolvimento econômico regional Em uma noite marcada pelo diálogo entre poder público e iniciativa privada, foi realizado, no dia 7 de maio, na sede da ACIMON, o I Seminário AGIR/AMEPI Compras Públicas. O encontro foi promovido pela Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional Sustentável do Médio Pirac
eugenio239
8 de mai.3 min de leitura


Médio Piracicaba reúne governo, municípios, universidade e associações para construir uma agenda regional de investimentos
Workshop realizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais conectou os nove municípios da região às principais ferramentas estaduais de desenvolvimento econômico, crédito e atração de investimentos. A AGIR — Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional Sustentável do Médio Piracicaba — participou no dia 28 de abril de 2026, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, do Workshop de Atração de Investimentos para os Municípios do Médio Piracicaba. O evento r
eugenio239
3 de mai.2 min de leitura


Região do Médio Piracicaba é destaque nacional no Encontro de Presidentes e Executivos da Federaminas
A Região do Médio Piracicaba ganhou visibilidade em todo o estado de Minas Gerais ao ser escolhida como destino da etapa de imersão do Encontro de Presidentes e Executivos (EPE) 2026, o principal evento do associativismo mineiro promovido pela Federaminas. A iniciativa coloca os municípios da região em evidência perante lideranças empresariais de todo o estado, abrindo uma janela estratégica para mostrar o potencial econômico, cultural e produtivo do território e atrair novos
eugenio239
10 de abr.3 min de leitura


ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS DO MÉDIO PIRACICABA E AGIR SE REUNEM COM SECRETÁRIA DE ESTADO E PRESIDENTE DO INVEST MINAS
No dia nove de março, lideranças empresariais que representam nove Associações Comerciais, Industriais de Serviços e Agropecuária do Médio Piracicaba e a Agência de Inovação e Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável do Médio Piracicaba (AGIR) se reuniram com Mila Corrêa da Costa, Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE/MG) e Rodrigo Tavares, Diretor Presidente Invest Minas. Na pauta estava a apresentação do Plano Regional de Desenvolvimento
eugenio239
19 de mar.2 min de leitura


NossoAgro: união e inovação para impulsionar o agronegócio regional
Em agosto de 2025, o Médio Piracicaba viveu um marco histórico com a realização do NossoAgro, evento idealizado ACIANE e ACIAP e com apoio das prefeituras de Nova Era e São Domingos do Prata. A AGIR teve papel fundamental no apoio, planejamento e execução do evento, garantindo o alinhamento com a estratégia do PoloBio, que busca fortalecer o agronegócio como uma das verticais sustentáveis de diversificação econômica da região. O evento foi pensado para atrair produtores de d
eugenio239
29 de jan.1 min de leitura


PoloBio: AGIR com inovação e sustentabilidade para diversificar a economia do Médio Piracicaba
A bioeconomia global movimenta cerca de 2 trilhões de euros e pode atingir US$30 trilhões até 2050, com 22 milhões de empregos gerados (OCDE, EMBRAPA, 2023). No Brasil, o setor já movimenta US$284 bilhões anuais, com um aumento do PIB-Bio de 1,03%, podendo alcançar R$2,7 trilhões, o que representaria 25,3% do PIB nacional até 2050 (FGV, 2023). O Polo de Bioeconomia do Médio Piracicaba (PoloBio) está em processo de reconhecimento pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e,
eugenio239
29 de jan.1 min de leitura


Missão: AGIR em Santa Catarina
A AGIR integrou a Missão do Médio Piracicaba a Santa Catarina, realizada em setembro de 2025, com o objetivo de conhecer o ecossistema de associativismo, inovação e desenvolvimento econômico da FACISC. A iniciativa promoveu troca de experiências e boas práticas entre lideranças do setor público, empresarial e associativo, fortalecendo a visão de integração regional e inovação como motores do desenvolvimento sustentável no território do Médio Piracicaba (MG).
eugenio239
29 de jan.1 min de leitura
bottom of page