AGIR, AMEPI e ACIMON realizam I Seminário de Compras Públicas em João Monlevade
- eugenio239
- 8 de mai.
- 3 min de leitura

Em uma noite marcada pelo diálogo entre poder público e iniciativa privada, foi realizado, no dia 7 de maio, na sede da ACIMON, o I Seminário AGIR/AMEPI Compras Públicas. O encontro foi promovido pela Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional Sustentável do Médio Piracicaba (AGIR), pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI), pela Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (ACIMON) e pela Prefeitura Municipal de João Monlevade, integrando as ações do Pacto Desenvolve Médio Piracicaba.
A proposta do seminário foi promover um debate qualificado sobre o papel das compras públicas municipais como ferramenta estratégica para o fortalecimento da economia local e regional, apresentando dados, experiências e caminhos práticos para que empresas da região possam ampliar sua participação nas contratações realizadas pelo poder público.
Abertura e contexto regional
A abertura do evento foi conduzida pela Cristiane Vale, representante da AMEPI/Consmepi, Davi Linhares, presidente da ACIMON, e Eugênio Müller, presidente da AGIR, que apresentaram o Pacto Desenvolve Médio Piracicaba e reforçaram o compromisso das instituições com a construção de um território mais competitivo, integrado e atrativo a investimentos.
Visão estratégica do SEBRAE
A participação do SEBRAE Minas, por meio da diretoria de desenvolvimento de territórios, foi um dos pontos altos do encontro. Os analistas Júlia Bicalho Santos e Maikon Antônio Freitas ministraram a palestra "Efeito Multiplicador: Políticas Efetivas, Territórios mais Atrativos e Desenvolvimento Econômico Regional", trazendo dados e diretrizes sobre como avançar para que a Região do Médio Piracicaba se consolide como um território forte, com bom ambiente de negócios e capacidade real de atrair investimentos.
Foi destacado o programa Minas Livre Para Crescer, que tem se tornado um importante indicador de modernização e desburocratização para os municípios mineiros. Hoje, ainda são poucos os municípios da região na fase avançada do programa — cenário que aponta uma oportunidade clara de evolução conjunta entre os entes da microrregião. O SEBRAE também apresentou dados sobre compras públicas e oportunidades concretas de agilização de processos de compra e venda nas cidades, fortalecendo cadeias produtivas locais e dinamizando a economia.
A experiência do CONSMEPI
Em sequência, a AMEPI compartilhou os avanços e resultados alcançados pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio Piracicaba (CONSMEPI), com destaque para as compras compartilhadas entre os municípios — estratégia que tem otimizado recursos, ampliado o poder de negociação dos entes públicos e gerado ganhos relevantes para a gestão regional.
Painel da Visão do Poder Público Municipal
O seminário também contou com o Painel Visão do Poder Público Municipal, dividido em três blocos:
No Bloco 1, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro, abordou o tema "Compras Públicas como Política de Desenvolvimento", reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da economia local. Em sua fala, demonstrou sensibilidade ao tema e disposição em construir, junto com o setor produtivo, um ambiente mais favorável aos empreendedores monlevadenses. Na sequência, Juliana Esteves, Chefe de Divisão da Prefeitura de João Monlevade, apresentou a "Realidade atual do Município".
O Bloco 2 ficou a cargo de Érica Rabelo, economista da Prefeitura de João Monlevade e pregoeira há 16 anos, que conduziu a apresentação "Panorama Estratégico das Oportunidades Locais e Desafios", trazendo análise técnica e dados que evidenciaram um cenário de oportunidades concretas, ao lado de etapas importantes a serem superadas pelo município.
No Bloco 3, Bárbara Miriam Braga Maciel, Chefe de Compras, e Geisiane de Lourdes Almeida, Chefe de Divisão, ambas da Prefeitura de João Monlevade, apresentaram o "Panorama Prático, Antecipação de Demandas e Operação no Dia a Dia", demonstrando como a organização interna do município pode favorecer a participação de fornecedores locais.
Engajamento dos empresários
O seminário foi encerrado com um espaço aberto para perguntas e contribuições dos participantes. Os empresários presentes demonstraram grande interesse em ampliar sua atuação nas compras públicas locais e regionais — caminho que fortalece os negócios, gera mais emprego e renda e mantém a riqueza circulando nas cidades da microrregião.
Próximos passos
O I Seminário AGIR/AMEPI Compras Públicas marca o início de uma agenda contínua de ações voltadas ao fortalecimento das compras públicas como política de desenvolvimento no Médio Piracicaba. A AGIR, a AMEPI, a ACIMON e os municípios da região seguirão integrados em torno do Pacto Desenvolve Médio Piracicaba, com novas iniciativas de capacitação, articulação e apoio técnico ao setor produtivo local.
Sobre o Pacto Desenvolve Médio Piracicaba O Pacto Desenvolve Médio Piracicaba é uma iniciativa que reúne instituições públicas, entidades empresariais e a sociedade civil em torno de um objetivo comum: promover o desenvolvimento econômico sustentável e integrado da microrregião, fortalecendo o ambiente de negócios e ampliando as oportunidades para empresas e empreendedores locais.




Comentários